Esperança X Ansiedade

  • quinta-feira, novembro 29, 2018
  • By Jennifer - Covil Dourado
  • 14 Comments



Existem algumas diferenças entre a esperança e a ansiedade. Mesmo tendo nomes distintos elas podem ser confundidas, como eu por exemplo, sentia uma e achava que era outra. A esperança é um sentimento de expectativa, confiança e desejo para algo acontecer. Já a ansiedade é o sentimento de preocupação, a criação demasiada de expectativas e o medo da não realização.

Ou seja, a diferença mais gritante entre a ansiedade e a esperança é a confiança e a certeza que algo vai acontecer, não importa quando. Deus nos manda ter fé e esperança quando estamos passando por momentos difíceis ao invés de ficar antecipando os pensamentos sobre algo que ainda não aconteceu. Ter esperança é confiar independentemente que o resultado seja bom ou não e se está perto ou não de chegar.

Você se interessa por livros, vida cristã, inspirações ou rotina de estudos? Procure o que precisar clicando aqui, caso não encontre o que procura, deixe uma sugestão nos comentários.

Desde sempre acontecem situações que, querendo ou não, mostram o seu nível de fé e intimidade com o pai. A ansiedade atrapalha o crescimento da fé e impede a compreensão dos planos de Deus porque para descansar é preciso confiar e você não consegue descansar enquanto está preocupado.

Se você está ansioso com algo, saiba que o tempo de Deus é perfeito (Mesmo que ao nosso ver pareça ser o contrário) e se nada aconteceu é porque você ainda está no meio do processo, ainda não é o fim. Deus te ama e ele só quer o melhor para os filhos dele, não fique triste se algo ainda não aconteceu mesmo sendo promessa dele, você tem uma vida inteira pela frente.

Encontre o blog

Gostou desse post? Então se inscreva clicando aqui do lado para acompanhar o blog, comente o que você achou e que tipo de conteúdo você gostaria de ver mais vezes aqui. Também não se esqueça de acompanhar as redes sociais.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Oi Jennifer!
    Embora realmente sejam coisas diferentes, a esperança e a ansiedade podem se confundir. Nunca tinha parado para pensar sobre isso, mas lendo seu post é realmente bem claro que essa confusão pode ser bem mais comum do que se imagina. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lex,
      Realmente, acaba sendo muito comum. Muito obrigada pela sua visita no Covil.

      Excluir
  2. Amei seu texto, sou muito ansiosa, tudo que faço parece não ser suficiente, me cobro muito e enfrento essa luta diariamente. Também sou muito esperançosa e acredito muito no que Ele tem para mim, isso me acalma e me protege.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaila, muito obrigada pelas suas palavras.
      Eu também sou extremamente ansiosa e acabo me cobrando demais por causa disso, mas tenho pedido muito para Deus me ensinar a ter controle das minhas emoções, fico muito feliz que você tenha esperança nEle <3 <3

      Excluir
  3. Eu tenho muita ansiedade as vezes. Aí tenho que parar e pensar que tudo vai dar certo. Afinal, tudo acontece no tempo que tem que acontecer como você falou. Lindas palavras e ótimo post!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique, então somos duas haha as vezes estamos tão preocupados com o que está acontecendo que não nos damos conta que precisamos parar e respirar para analisar a situação. Muito obrigada pelo seu carinho, espero poder te ver mais vezes aqui no C.D.

      Excluir
  4. As vezes a ansiedade diminui a nossa confiança em Deus. Algumas pessoas oram e pedem ajuda a Deus para resolverem seus problemas e dificuldades, mas esquecem que o que elas podiam fazer já fizeram e o problema está nas mãos de Deus, aí essa pessoa continua ansiosa e esquece de confiar que Deus dará uma saída, é como vc disse, esquecem que o tempo de Deus é perfeito. Quando estou ansiosa eu gosto de ler os textos de Filipenses 4:6-7 e Isaías 41:10 da Bíblia, são trechos que me lembram que Deus deseja nos ajudar e promete nos consolar.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leslie,
      Concordo plenamente com você e esses versículos são lindos e eficientes em me acalmar quando preciso, me lembro que Deus é pai, sabe? E que ele nunca deseja nada de ruim para os seus filhos.
      Um beijão, linda.

      Excluir
  5. Tento lembrar que nem tudo tá sob o meu controle e que devo confiar no Senhor ao invés de tentar fazer tudo pela força do meu braço.
    Descansar e confiar no Senhor sabendo que Ele não falha e que tudo ocorrerá no tempo certo é algo que traz alívio ao coração.
    Ótimo post!


    https://odezessetedeoutubro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allana,
      Nem me fala, eu sempre acho que consigo ter o controle da situação, mas sempre é imprevisível e que tem todo o controle é Deus. Descansar realmente alivia o coração, precisamos ter em mente que tudo ocorrerá no tempo certo.
      Muito obrigada, volte mais vezes aqui no Covil.

      Excluir
  6. Gostei muito! Tanto sou muito esperançosa como ansiosa, mas felizmente nos dias de hoje já me sei controlar melhor!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, muito obrigada pela sua visita e comentário aqui no Covil, fico muito feliz em saber que você consiga ter controle de si, eu tenho pedido bastante para que Deus me dê sabedoria e me ajude a controlar melhor meus sentimentos e emoções.

      Excluir
  7. Oi Jennifer eu sempre fui dessas! Eu sempre confundi esperança com ansiedade porque sempre fui do tipo que corro atrás do meus sonhos. Mas, com o tempo a ansiedade me tomou porque eu queria demais, no entanto o resultado nunca chegou. Agora estou aprendendo a por minha fé em prática ao mesmo tempo que tenho esperança. Um post maravilhoso!

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana, eu fico muito feliz que você esteja colocando a sua fé em prática <3
      Muito obrigada pelas suas palavras e por tirar um tempinho do seu dia para dar uma passadinha aqui no Covil, espero te ver mais vezes por aqui <3

      Excluir

Se você chegou até aqui e achou o post útil, deixe um comentário e eu irei te responder. Comente também caso tenha alguma sugestão para o blog. Desde já muito obrigada pela sua visita.