Como usar o Bullet Journal | Estudo

  • sábado, agosto 04, 2018
  • By Jennifer - Covil Dourado
  • 28 Comments

Photo by Jessica Lewis from Pexels


Organização é um tema que eu adoro falar e hoje eu vou falar um pouco do método que eu uso a mais de dois anos que é o bullet journal. Quando você passa a se organizar, sempre sobra tempo para tudo, inclusive para aprender um idioma novo O bullet journal foi criado por Ryder Carroll que nada mais é do que você colocar todas as suas necessidades e compromissos em um único caderno de forma organizada. 


Você se interessa por livros, vida cristã, inspirações ou rotina de estudos? Procure o que precisar clicando aqui, caso não encontre o que procura deixe uma sugestão nos comentários.


Existem os métodos online, mas eu me senti muito mais confortável com o papel e a caneta. Eu organizo literalmente a minha vida inteira dentro do bullet journal, divido tudo em seções para manter organizado e facilitar na hora de achar. A ideia principal do bullet é manter a simplicidade com a eficácia, muitas pessoas preferem personalizar do jeito delas, desenhando e tudo mais, eu prefiro seguir do jeito que eu vou explicar em instantes porque eu economizo mais tempo.

O que é necessário?

Caderno: Pode ser qualquer tipo, com pauta, sem, com pontinhos. Eu estava procurando um com pontinhos, mas como não encontrei uso um sem pauta mesmo.
Caneta: É ótimo dividir as atividades e metas por cores, eu não me dei certo com o esquema de cores então uso apenas uma caneta preta.
Foco: Esse é o mais necessário dessa lista, porque não vai adiantar nada se o caderno for lindo, com várias atividades para serem feitas durante o dia e você não cumprir nenhuma delas.
Divisão e funcionalidade

Com nossos materiais em mãos vamos começar. Eu vou falar aqui de forma resumida como funciona. O importante a ser lembrado é: faça o bujo da forma que funciona para você, tem coisas que ele para fazer e eu não faço porque não me adaptei.

Formatação e configuração

  • Índice
O índice serve para você colocar o número da página do conteúdo que você quer encontrar depois. Da muito trabalho, mas no final das contas fica muito fácil você se lembrar que sua página de contas para pagar está na página 345. Primeiramente você numera seu caderno e quando você criar uma nova página como Pagamentos ou Leituras de 2018, você volta no index e coloca o nome da página e o número.

Imagens a seguir retiradas do Youtube

  • Future Log
É o calendário mensal onde você vai ter a visão de todos os seus meses, se você estiver em julho e sabe que dia 24 de dezembro você tem que viajar, você já pode deixar anotado.


  • Daily Log & Símbolos
Aqui você irá separar as páginas por dias e escrever o que precisa ser feito durante. As atividades são indicadas por um ponto, eventos indicados por um círculo e notas por um traço. Se uma das atividades tem mais prioridade do que as outras, coloque uma estrelinha em cima. Quando terminar passe um X em cima do símbolo da atividade. Se houver atividades que não foram feitas e o mês já acabou, use  >  e coloque para o próximo mês, se o mês ainda não acabou, use < e coloque a atividade para outra semana.
Eu recomendo você criar uma página somente para esses símbolos para que você não esqueça os significados.



  • Monthly calendar & Task list

O calendário mensal é como se fosse um future log mensal mais ampliado. Nele você irá colocar os dias da semanas com as letras correspondentes.
O task list é uma lista de coisas que precisam ser feitas naquele mês. Desenhe uma bolinha antes da atividade e de tempos em tempos durante aquele mês, fique voltando nessa folha para ver se está cumprindo e adicionar mais coisas se necessário.



Esse foi o método que eu mais me acostumei, como você se organiza?

Encontre o blog

Gostou desse post? Então se inscreva aqui do lado para acompanhar o blog, comente o que você achou e que tipo de conteúdo você gostaria de ver mais vezes aqui. Também não se esqueça de acompanhar as redes sociais.

You Might Also Like

28 comentários

  1. Dicas maravilhosas e super úteis, adoreeei! <3
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post! Rotina e foco são essenciais para a organização.


    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l SORTEIO
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Super dicas, amei!

    http://gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeeeei
    Já ouviu falar em um app chamado partiu revisar? ele me ajuda muito! você cadastra as matérias pra revisão e ele te manda notificações nos dias certos de acordo com a curva do esquecimento, pra você revisar e conseguir gravar bem a matéria, recomendo, hahaha
    Beijos!

    Limonada (antigo Novembro Inconstante)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jááá sim Tati, eu até usava só que eu fiquei muito presa a quantidade ao invés de qualidade, mas foi muito bom porque quando eu estava começando, eu percebia em quais matérias eu tava passando mais tempo estudando ou não.

      Excluir
  5. Ahh, gostei desse método. Essa parte do Índice achei um hinoooo :) muito interessante organizar desse jeitinho. Confesso que meu namorado me ensinou essa de marcar o X nas atividades do dia. E super funciona pra mim: me deixa com uma estabilidade emocional 200%, sabe? Hahaha. É incrível que quando a gente organiza nossa vida, até nosso humor muda.
    Gostei muito do tuto, Jennifer <3 eu amo ver coisinha de organização, também. No meu caso, é porque eu sou meio desorganizada, hahaha. :)

    www.bossanouveau.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo muito Larissa auhsuhas verdade, muda tuudo, eu me sinto melhor depois de organizar tudo. Muito obrigada pelo carinho <33

      Excluir
  6. E eu fiquei mó feliz q tu curtiu o Bossa. Não sei se minha resposta chegou pra ti, mas tu deixou meu diazinho mais feliz :) gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico tão feliz de ler isso, você não tem noção <333 gostei muito do Bossa e sempre que você quiser, as portas do Covil estarão abertas para você.

      Excluir
  7. Amei a ideia, preciso tentar um (mesmo que eu seja desorganizada)
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom tentar coisas novas, eu era bastante desorganizada e o bujo me ajudou bastante <3

      Excluir
  8. Tem gente que diz preferir digitar do que escrever em caderno, mas eu sinceramente me sinto mais focada escrevendo em um caderno todas as anotações que tenho em mente. Pior que já tentei fazer um bullet journal e falhei miseravelmente, aí desisti. Queria muito conseguir fazer, mas me estressei por não conseguir fazer as coisas direitinhas, hahaha! As linhas saiam tortas, eu ficava com raiva, rasgava a folha e jogava fora, começava tudo de novo, hahaha! Me adequei melhor com um bloquinho de anotações mesmo. Adorei as suas dicas! Vou tentar fazer de novo.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesma quando comecei auhsuhaus eu via aqueles bujos maravigold todo desenhado com letrinha de boneca e nunca conseguia, ai comecei a fazer do modo tradicional e (orar muito) para que as letras não tivessem o súbito desejo de subir uma ladeira. Muito obrigada pelo carinho Thami <3 Tenta mesmo e não desiste!

      Excluir
  9. Oiii
    eu já tentei usar isso, mas não fluiu hehe
    eu até acho bonitinho, tem até uns Diy no youtube para aprender a fazer um.
    Mas, comigo não funcionou hehehe
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo bem Karina, comigo os enfeitados não deu certo também auhsuhsa fiquei no basicão mesmo.

      Excluir
  10. Adorei as dicas. Já tentei o bullet duas vezes e não consigo me adaptar. Tenho essa ideia de que tem que ser tudo bonitinho e eu faço uma bagunça rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensava assim no começo, mas ai percebi que estava perdendo muito tempo arrumando do que realmente fazendo, ou seja, a intenção do bujo que era me deixar mais organizada e produtiva não estava dando muito certo auhsua

      Excluir
  11. Adorava fazer um bullet, mas nunca consegui, e sou sincera não tenho grande paciência. Prefiro comprar uma agenda mais completa ou qualquer coisa do género, ahaha!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo bem, a melhor coisa é poder ter a liberdade de usar e fazer as coisas do nosso modo <3

      Excluir
  12. AAAH! Eu amei a dica. Quero fazer já. Eu acho muito mais fácil se organizar deixando tudo anotadinho e isso me ajuda a não procrastinar tb, eu percebi isso já.

    Obrigada por compartilhar conosco amada.

    Beijos.

    Vitoriamartini.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm eu também sinto isso Vitória, é muito bom quando a gente percebe algo que está funcionando e ajudando a gente a se manter organizada.
      Eu que agradeço você pela visita <3

      Excluir
  13. Oi Jennifer, eu também gosto bastante de organização, mas não tenho tanta facilidade para me organizar, infelizmente! Já tentei de tudo: aplicativo, agenda e até BJ, porém nunca consigo me manter de fato. Irei tentar novamente o Bullet Journal e espero conseguir em algum momento. As suas dicas foram muito boas! ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aléxia, não se preocupa porque um dia tu vai descobrir a melhor forma de se organizar <3 E muito obrigada pelo teu carinho <3

      Excluir

Se você chegou até aqui e achou o post útil, deixe um comentário e eu irei te responder. Comente também caso tenha alguma sugestão para o blog. Desde já muito obrigada pela sua visita.