Cristianismo Puro e Simples - C.S. Lewis | Resenha

  • sexta-feira, janeiro 25, 2019
  • By Jennifer - Covil Dourado
  • 18 Comments

Foto por Covil Dourado


Título original: Mere Christianity
Autor: C.S. Lewis
Ano: 2017
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 272
Compre na Amazon
★★★★★

Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C.S. Lewis foi convidado pela BBC a fazer uma série de palestras pelo rádio com o intuito de explicar a fé cristã de forma simples e clara. Mais tarde, ajustado pelo próprio Lewis, esse material daria origem a Cristianismo Puro e Simples, um grande clássico da literatura.
Na obra mais popular e acessível de seu legado, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial e com tradução de uma das maiores especialistas em Lewis do Brasil, você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempo de guerra - e ainda reverberam mais de 70 anos depois.

Em meados de 2015, quando começaram a surgir algumas perguntas na minha cabeça, eu encontrei Cristianismo Puro e Simples que me ajudou a entender melhor e esclareceu muitas coisas que eu tinha dúvida. Inicialmente, antes de se tornar livro, Cristianismo puro e simples foi uma entrevista de rádio e durante a leitura é perceptível a forma de diálogo - principalmente como ele se refere ao público usando sempre "você" - O melhor desse livro é porque os capítulos são divididos por temas com capítulos curtos, assim não fica uma leitura cansativa e você não perde a linha de raciocínio.



A obra é divida em 4 partes com pequenos capítulos, onde ele aborda tanto o lado científico quanto o lado cristão. Na primeira parte Lewis aborda sobre a conduta humana como as leis naturais e a questão do certo e errado, também trazendo em conjunto seu lado cristão com o científico. Já na segunda parte é tratado como uma introdução ao cristianismo. Na terceira divisão Lewis fala sobre a conduta cristã tais como a moral, virtudes cardeais, o perdão... E por último ele fala sobre a teologia os primeiros passos na trindade respondendo as dúvidas frequentes como por exemplo um Deus em três pessoas...

Lewis explica o cristianismo de forma simples sem perder sua importância e valor. Eu tive a oportunidade de reler essa obra prima e não me arrependo. Eu consigo sentir Deus em cada palavra de Lewis sem falar na quantidade de frases que me deram insights para refletir minhas atitudes e pensamentos. O livro é consideravelmente curto, mas consegue abordar todos os assuntos que propõe de forma clara.

Posso dizer que o que eu li nesse livro, eu vou poder colocar em prática durante toda a minha vida, é um livro que não envelhece mesmo com o passar do tempo. Eu indico Cristianismo Puro e Simples para qualquer um que queira saber mais sobre Deus de uma forma moderna e clara.


Separei alguns quotes para que vocês pudessem ter pelo menos um gostinho do que é Cristianismo Puro e Simples.

Deus não tem de correr para acompanhar o fluxo do tempo do universo, da mesma forma que um autor não tem de correr junto com o tempo imaginário do seu próprio romance. Deus tem uma atenção infinita para dedicar a cada um de nós e não nos trata como uma massa informe. Você está tão a sós com ele quanto se fosse o único ser que ele já criou. Quando Cristo morreu, ele morreu por você individualmente, como se você fosse o único ser humano do mundo.
Um corpo vivo não é aquele que nunca se fere, mas aquele que é capaz de curar-se a si mesmo até certo ponto. Semelhantemente, um cristão não é uma pessoa que nunca comete erros, mas uma pessoa capaz de se arrepender e dar a volta por cima, começando tudo de novo depois de todo tropeço que der - porque a vida em Cristo está dentro dele, curando-o o tempo todo.
 Muitas pessoas são dissuadidas de experimentar seriamente a castidade cristã porque pensam (antes mesmo de tentar) que ela é impossível de ser mantida. Mas, quando uma coisa precisa ser experimentada, nunca se deve pensar se ela é possível ou impossível. Diante de uma questão optativa em uma prova, avaliamos se vamos consegui realiza-la ou não; diante de uma questão obrigatória, temos de dar o melhor de nós. Você poderá conquistar alguns pontos por resposta incompleta, mas certamente não vai ganhar nada se deixar a questão em branco... É maravilhoso ver o que se é capaz de fazer quando se é obrigado.
Para ser maldoso, o mal tem de existir e ter inteligência e vontade própria. Mas existência, inteligência e vontade são, em si, boas, portanto, ele tem de recebe-las do poder do bem: até mesmo para ser mau, ele tem de tomar emprestado ou roubar do seu oponente... Todas as coisas que fazem uma pessoa maldosa ser efetivamente má são, em essência, boas - determinação, inteligência, boa aparência e a própria existência.
Eu poderia ficar repetindo a frase: Faça com os outros o que gostaria que fizessem com você até cansar, mas só poderei aprender a amar o meu próximo como a mim mesmo se aprender a amar a Deus; e só poderei amar a Deus se aprender a obedecer-lhe. E assim, como eu já o havia alertado, somos conduzidos a níveis mais profundos - levados de questões sociais para questões religiosas -, pois devagar se vai ao longe.

Encontre o blog

Se você gostou do artigo e achou o blog relevante se inscreva aqui do lado e comente que tipo de conteúdo você gostaria de ver mais vezes aqui. Também não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais.

Fanpage
Instagram
Pinterest
Bloglovin'

You Might Also Like

18 comentários

  1. Que lindeza! O bacana é que, independente da religião do leitor, mensagens diversas são válidas para melhores práticas e autoconhecimento mais aguçado. Adorei os quotes!

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é verdade! Com uma escrita dessas é válido para qualquer um independente da religião <3

      Excluir
  2. Olá! :)

    Os únicos livros que li de C. S. Lewis foram os da coleção d' "As Crónicas de Nárnia" e sinceramente desconhecia a existência deste livro. Mas mesmo nas Crónicas existem muitas referências ao Cristianismo se estivermos atentos, o que é curioso!

    Bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, é verdade, se pararmos para perceber tem realmente muitas referências do cristianismo, como por exemplo o leão <3

      Excluir
  3. Amei sua resenha, Jennifer. É impossível ler ela e não querer conhecer esse livro, ele parece ser maravilhoso!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. EU PRECISO DESTE LIVRO (estou comprando o ebook agora mesmo) porque não sou cristã e entender mais sobre o cristianismo de forma simples vai me ajudar bastante espiritualmente!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie, fico feliz de ler isso. Espero que goste de saber mais sobre o Cristianismo e que a leitura seja tão prazerosa quanto foi para mim.

      Um beijo!!

      Excluir
  5. Oi Jeniffer,
    Eu preciso ler esse livro... Senti um quentinho no coração ao ler os quotes escolhidos.
    xoxox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camyli, muito obrigada pela sua visita. Fico feliz que tenha gostado dele.

      Excluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Amei a resenha, eu não conhecia esse livro (dele eu li apenas a coleção das Crônicas de Nárnia), parece ser um livro muito interessante, mesmo para quem não segue. Amei a dica.
    Amei o seu blog e já estou seguindo em todas as redes sociais, xuxu.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo sim e contigo?
      Fico muito feliz de ter gostado da resenha, você acreditaria em mim se eu te dissesse que ainda não li as Cônicas?? Realmente é um livro extremamente interessante.
      Muito obrigada pelo seu carinho e espero poder te ver mais vezes por aqui!!
      Um beijo.

      Excluir
  7. acho o estudo das religioes mt interessante, gostei bastante de conhecer esse livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Pensei em comprar esse livro, sabia?
    E depois da sua resenha fiquei um pouquinho mais tentada ainda
    E por ele ser direto e ainda tratar de diversos pontos me chamou a atenção

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, ele é uma compra que vale muito a pena. Fico feliz de ter te "tentado" mais um pouquinho hahaha, espero que goste da leitura.
      Um beijo e volte sempre ao covil.

      Excluir
  9. Olá!

    Faz tempo que quero ler esse livro e agora fiquei ainda mais ansiosa pra ler!

    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir

Se você chegou até aqui e achou o post útil, deixe um comentário e eu irei te responder. Comente também caso tenha alguma sugestão para o blog. Desde já muito obrigada pela sua visita.