O que eu descobri estudando sozinha

  • quinta-feira, novembro 22, 2018
  • By Jennifer - Covil Dourado
  • 16 Comments



Eu amo a sensação de aprender alguma coisa e nesse post eu vou falar o motivo e o que eu descobri estudando por mim mesma. Você pode aprender qualquer coisa sozinha, desde que você seja persistente e não desista na primeira dificuldade.

Por que decidi estudar sozinha?

Eu sempre procurava coisa para fazer na internet, me lembro bem de começar aula de desenho, até mesmo aula de japonês quando eu tinha uns 8 ou 10 anos. Mas tudo realmente começou a desenvolver quando eu quis aprender inglês para valer com mais ou menos 12 anos. Mesmo tendo aulas de inglês na escola eu acabava estudando mais pela internet do que pelos materiais. Nesse tempo eu era uma aluna mediana, mas o inglês me chamou tanta atenção por causa das músicas que eu ouvia que eu resolvi começar a estudar; fui em sites, assisti vídeos... Minha base completa do inglês foi construída estudando pela internet.

O que eu descobri estudando sozinha:

  • É prático e flexível. Eu posso estudar no meu horário, de acordo com o meu cronograma e tempo livre.
  • Posso aprender qualquer coisa. Na internet existem vários materiais grátis e até mesmo sites com preços bons para cursos de qualidade como o Skillshare ou Coursera. A maioria dos materiais que são encontrados, os melhores em sua maioria estão em inglês, então se você quiser um material de qualidade basta pesquisar as palavras chaves em inglês.
  • Me tornei mais independente. Quando se estuda em casa você é seu professor, ou seja, não vai ter ninguém além de você mesmo para puxar sua orelha caso você não tenha se organizado para estudar.
Você se interessa por livros, vida cristã, inspirações ou rotina de estudos? Procure o que precisar clicando aqui, caso não encontre o que procure deixe uma sugestão nos comentários.
  • Pode ser solitário (apenas se você quiser). Eu sempre gostei de ter alguém que estivesse aprendendo as mesmas coisas que eu para eu poder comentar ou até mesmo tirar dúvidas, mas os meus gostos são diferentes dos gostos dos meus amigos. Você pode encontrar pessoas para tirar dúvidas ou conversar sobre a cultura no HiNative e no HelloTalk.
  • Escolha um material fixo para você usar como sua base para aprender, mas não se prenda somente a isso. Com o Coreano eu uso um livro que vem com CD, mas também uso o material do TTMIK, assisto vídeos e séries, uso aplicativos, escuto músicas... Você deve escolher o que melhor você se adaptar, não adianta usar só porque muitas pessoas usam se você não consegue extrair nada.

Encontre o blog

Gostou desse post? Então se inscreva aqui do lado para acompanhar o blog, comente o que você achou e que tipo de conteúdo você gostaria de ver mais vezes aqui. Também não se esqueça de acompanhar as redes sociais.

You Might Also Like

16 comentários

  1. estou vivendo a experiencia de estudar sozinha e é muito bom, porém a parte chata é que eu acabo me cobrando demais e acho que não estou estudando o suficiente. ainda assim tem sido incrivel, você se torna independente e + responsável, além de sair da zona do conforto. ano que vem quero me dedicar ao inglês, pretendo fazer intercâmbio em breve.
    força p/ nós kk

    https://odezessetedeoutubro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!! Acho que a parte de se cobrar demais acontece com todos que estudam sozinhos, sempre achamos que poderíamos ter feito mais ou melhor, mas a experiência e a responsabilidade que se ganha quando estuda sozinho não tem preço.
      Se dedica mesmo mana, vale muito a pena. Bom intercâmbio, espero que dê tudo certo.

      Excluir
  2. adorei o post! hj com a internet realmente td que vc quiser aprender vc consegue apenas se dedicando

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia, muito obrigada!! Verdade, a internet facilita muuito a nossa vida.

      Excluir
  3. Achei seu relato pessoal bem interessante até pra ser base de "dicas úteis" pra quem quer estudar sozinha, eu já aderi mas por N motivos o maior deles (falta de motivação) que eu acredito ter sido o motivo principal, parei. Não me orgulho, inclusive quero voltar a estudar sozinha, mas antes preciso terminar este semestre da faculdade que está me deixando maluca. A propósito fica a dica de post "Como se manter motivado estudado sozinha".
    PS. Parabéns pelo layout de blog, até meu marido quando passava elogiou aqui atras de mim haha
    Beijão flô <3
    Blog Mulher Maravilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Adrilaine, muuito obrigada pelo seu carinho e o do seu marido também haha. Pois é, a sua dica já está anotada para posts futuros hahaha.
      Mais uma vez muito obrigada pela sua visita aqui no Covil.

      Excluir
  4. Oi, jennifer
    Eu tenho muita preguiça de estudar sozinha, por isso sempre tenho que escrever tudo num papel e ficar recitando em voz alta senão facilmente perco o foco. Eu também gosto de estudar com alguém, por que posso ficar conversando com essa pessoa sobre a matéria e assim estudarmos juntas, cada um mostrando seu conhecimento.

    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã. Eu sou seu oposto então haha eu amo estudar sozinha, mas a parte de perder o foco facilmente é um dos problemas de se estudar só. Eu sou do tipo que conversa demaais, então para mim estudos em grupo acabam não dando muito certo.
      Um beijoo e muito obrigada pela sua visita aqui no covil <3

      Excluir
  5. Oi Jennifer!
    Eu sempre fui estudiosa e tenho grande prazer em aprender coisas novas, mas tenho dificuldade em ser autodidata. Esse ano me planejei para aprender inglês, mas não deu nada certo :( Espero conseguir me organizar de verdade em 2019! ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOi Lex,
      Tem jeito para tudo, só não tem jeito para a morte haahah, se tu não conseguiu esse ano não desiste, continua focada até alcançar o que você quer <3
      Muito obrigada pela tua visita aqui no nosso Covil, amo ver seus comentários por aqui <3

      Excluir
  6. Curti muito, legal o blog chega da orgulho muito organizado. muito lindo.
    https://www.newsfallenbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muuito obrigada pelo carinho, espero poder ver vocês mais vezes aqui no Covil <3

      Excluir
  7. Olá, Jennifer!
    Eu amo conteúdo sobre estudos! Suas descobertas são realmente preciosas e funcionam como uma ótima motivação pra quem quer começar a estudar sozinho e até pra quem precisa de forças pra continuar.
    Esse foi o ano que mais me dediquei a estudar sozinha devido o Enem visto que eu terminei o ensino médio muitos meses antes da prova, foi intenso. Agora nas férias estou montando o meu cronograma para fazer uns cursos online e aperfeiçoar meu inglês, acredito que não existe nada melhor do que ser autodidata nos estudos porque meio que mostra o quanto somos capazes de conquistar coisas sozinho e isso nos deixa muito feliz.

    Um forte abraço!
    baudogirassol.blogspot.com

    ps.: Você escreve bem demais! Tô amando ler suas publicações aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm Lia, eu concordo plenamente com você. Eu costumava achar normal aprender coisas sozinha porque meus pais são assim, mas depois que eu fiz alguns posts sobre isso eu percebi que são algumas pessoas que conseguem e gostam de aprender só.
      Eu fico muito feliz de saber que estou ajudando de alguma forma, sério mesmoo. Te desejo todo o sucesso, que tu consiga passar no curso que tu quer e melhore tanto seu inglês ao ponto de ser confundida com uma nativa haaha.
      Muuuuuito obrigada mais uma vez pelo seu carinho e espero te ver sempre aqui no Covil <333

      Excluir
  8. Eu admiro sua atitude. É muito difícil ter disciplina pra aprender algo só. Eu mesma, sofro com isso. Mas sua publicação me inspirou. Que bom que você trouxe isso. Com certeza, vai inspirar muita gente a fazer o mesmo. Parabéns moça! Beijos!
    Borboletra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hozana, realmente é muito difícil e precisa ter muita consistência (coisa que falta em mim ahaha). Eu fico tão feliz de ler comentários como o seu, fico muito feliz em saber que estou inspirando pelo menos de alguma forma, muito obrigada pelo seu carinho e espero te ver mais vezes aqui no Covil, hein? <33

      Excluir

Se você chegou até aqui e achou o post útil, deixe um comentário e eu irei te responder. Comente também caso tenha alguma sugestão para o blog. Desde já muito obrigada pela sua visita.