3 passos para aprender qualquer idioma usando o celular
- segunda-feira, setembro 24, 2018
- By Jennifer - Covil Dourado
- 14 Comments
![]() |
Photo by rawpixel.com from Pexels |
Sei que muitas pessoas tem vontade de aprender um idioma novo e que nem sempre tem como pagar um cursinho presencial, ou não tem um computador disponível para isso, então resolvi fazer esse post para quem quer aprender um idioma usando o celular. Os aplicativos e dicas que eu vou citar foram todos os que eu usei e que deram certo para mim, se você testar comente aqui ou mande uma mensagem na fanpage contando qual foi a sua experiência.
Você se interessa por livros, vida cristã, inspirações ou rotina de estudos? Clique aqui, você vai adorar conhecer a masterlist do blog.
Quando eu comecei a me interessar em aprender idiomas, eu ficava em dúvida: começo pela gramática ou pelo vocabulário? (Como melhorar pronuncia, vocabulário e estrutura ao mesmo tempo?) E é simples: Comece os dois ao mesmo tempo, você nunca vai encontrar um material didático que não ensine vocabulário. Eu indico aplicativos e até mesmo a fanpage do blog para vocabulário porque todos os dias tem uma palavra diferente, tanto em inglês quanto em coreano.
Tenha uma rotina fixa
Se é hora de estudar, então é hora de estudar. Já fiz um post aqui no blog mostrando o método que eu uso para organizar minha rotina. Não vai adiantar de muita coisa eu te indicar materiais e aplicativos se você não tiver disciplina para seguir uma rotina de estudos. Estudar é como ver a grama crescer, você não percebe que a grama está crescendo porque é um processo gradual, é do mesmo jeito quando se está aprendendo.
Eu escolhi aprender um idioma que eu não tinha nenhum conhecimento justamente porque eu queria ver como seria o meu processo do zero. De primeira eu achava que não estava aprendendo porque eu não via nativos conversando nada do que eu estava estudando, até que eu comecei a perceber pequenas coisas. Para você conseguir ver o resultado, precisa manter a constância, tenha o mesmo compromisso que você teria em um curso presencial.
Se possível, deixe baixado no celular os materiais que você quer usar e toda vez que chegar o momento de estudar, desligue o wifi para não clicar na notificação e vá estudar. Caso não seja possível, tem aplicativos que bloqueiam as notificações é só dar uma procuradinha no oráculo google, também existem sites maravilhosos como o Coursera, Skillshare e até mesmo o Youtube, onde você pode aprender de TUDO por um preço acessível ou até mesmo de graça.
Sempre que eu ficava tentada a sair do material eu pensava isso que eu vou fazer agora vai ser importante? Precisa mesmo ser feito agora? Se não eu anotava para fazer depois, mas muitas vezes eu ia estudar no youtube e quando eu percebia, já estava assistindo vídeos sobre como não procrastinar enquanto procrastinava ou ia dar uma olhada no instagram e quando via já tinha se passado uma.
Não se prenda em um material que você sente que não está aprendendo só porque você começou nele, ou porque alguém que usou se deu muito bem com ele, tente outros métodos e veja qual se adapta melhor para você.
Você está aprendendo ou tem vontade de aprender algum idioma? Comente aqui e não se esqueça de curtir a fanpage porque tem postagens todos os dias.
Eu escolhi aprender um idioma que eu não tinha nenhum conhecimento justamente porque eu queria ver como seria o meu processo do zero. De primeira eu achava que não estava aprendendo porque eu não via nativos conversando nada do que eu estava estudando, até que eu comecei a perceber pequenas coisas. Para você conseguir ver o resultado, precisa manter a constância, tenha o mesmo compromisso que você teria em um curso presencial.
Aplicativos
- Duolingo
- Memrise
- Drops
- Lingvst
- Infinite + o nome do idioma em inglês (Ex: Infinite Korean)
- Beelinguapp
Materiais didáticos (ou quase isso)
Eu acho essa parte bem pessoal, eu costumo procurar no youtube e no tumblr, pessoas que estudaram o mesmo idioma que eu quero e vou testando os materiais que eles indicaram. O jeito bom de se estudar é ler, ouvir e escrever porque aí você vai ter todas essas áreas mais ou menos no mesmo nível.Se possível, deixe baixado no celular os materiais que você quer usar e toda vez que chegar o momento de estudar, desligue o wifi para não clicar na notificação e vá estudar. Caso não seja possível, tem aplicativos que bloqueiam as notificações é só dar uma procuradinha no oráculo google, também existem sites maravilhosos como o Coursera, Skillshare e até mesmo o Youtube, onde você pode aprender de TUDO por um preço acessível ou até mesmo de graça.
Sempre que eu ficava tentada a sair do material eu pensava isso que eu vou fazer agora vai ser importante? Precisa mesmo ser feito agora? Se não eu anotava para fazer depois, mas muitas vezes eu ia estudar no youtube e quando eu percebia, já estava assistindo vídeos sobre como não procrastinar e
Não se prenda em um material que você sente que não está aprendendo só porque você começou nele, ou porque alguém que usou se deu muito bem com ele, tente outros métodos e veja qual se adapta melhor para você.
Você está aprendendo ou tem vontade de aprender algum idioma? Comente aqui e não se esqueça de curtir a fanpage porque tem postagens todos os dias.
14 comentários
ah adorei esse post, eu to precisando mesmo estudar mais outros idiomas
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Lívia, muito obrigada pela sua visita, fico muito feliz em saber que gostou do post.
ExcluirAi, aprender idiomas é tudo de bom <3 Volte sempre!!!
Oi oi querida!
ResponderExcluireu adoro posts assim, que dão dicas de como estudar qualquer idioma em casa. u faço um curso de inglês, e também estudo muito em casa para me aperfeiçoar. Faço algumas leituras de livros em espanhol (que eu já sei, mas pretendo aperfeiçoar também). Eu já salvei dois sites que vc citou e espero gostar de aprender por ele.
Beijoss, Enjoy Books
Olá olá Alice!
ExcluirAprender idiomas é uma coisa tão gostosa. Também fazia o inglês estou só esperando as coisas melhoarem para poder voltar. Espero muito que você consiga aprender da melhor forma possível <3
Muito obrigada pela sua visita, espero te ver mais vezes aqui.
eu estou a tentar a apreender o basico dinamarquês pois para o ano me mudo para lá, mas o problema para mim criar uma rotina, chego tarde do trabalho então tudo que quero e cama.
ResponderExcluirCom carinho Renata Prado | LuArtico |
Nossa que maravilha, espero que dê tudo certo por lá. Eu estava preparando um post sobre como organizar rotina para poder estudar, provavelmente semana que vem ele sai.
ExcluirEspero te ver mais vezes por aqui, o Covil estará sempre aberto para você <3
Nessas horas a internet facilita muito, né?
ResponderExcluirhttp://www.blogmarianaleal.com/
Muuuito
ExcluirOi Jennifer, muito bom seu post. Estou nessa luta de aprender inglês sozinha e também recomendo muito o Duolingo, ele é muito didático e dinâmico, ótimo especialmente para quem tem pouco tempo. Eu o uso também pelo computador, que tem umas lições bem completas e acaba sendo muito útil. Os Delírios Literários de Lex
ResponderExcluirOi Lex, realmente o Duo é muito bom. O meu speaking e reading só é bom porque eu passei quase 2 anos usando somente ele.
ExcluirSuas dicas são ótimas. Conheço gente que conseguiu mesmo aprender outra língua com o duolingo.
ResponderExcluirEu não tenho vontade e nem paciência para estudar outro idioma, por isso, admiro que estuda outra língua e tem força de vontade.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Nossa eu sou apaixonada hahaha a minha base do inglês toda foi com o duolingo.
ExcluirMuito obrigada pela sua visita Leslie <3
Que dicas valiosas! Tem muita gente que não consegue frequentar um curso e acabam deixando de aprender. Sendo que na Internet podemos abrir muitos horizontes e aprender muita coisa!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
www.nossomosmoda.com
Obrigada Kaila! É verdade, basta ter força de vontade para continuar <3
ExcluirUm beijo, obrigada pela visita <3
Se você chegou até aqui e achou o post útil, deixe um comentário e eu irei te responder. Comente também caso tenha alguma sugestão para o blog. Desde já muito obrigada pela sua visita.